O Konstati é uma interface gráfica para testes antispam de templates de email marketing baseada nas regras do SpamAssassin, uma aplicação antispam muito utilizada por servidores de email para filtrar as mensagens recebidas e definir sua entrega na caixa de entrada ou na caixa de spam.
O sistema do SpamAssassin e, consequentemente, do Konstati, é baseado em regras. Há um conjunto de regras por trás da aplicação antispam que é aplicado à mensagem de email para avaliar quantas infrações a mensagem comete, como o uso em excesso de imagens, certas expressões já consideradas "suspeitas", links para arquivos executáveis que podem ser maliciosos etc.
O SpamAssassin é uma ferramenta antispam (gratuita) muito utilizada por servidores de email para checar as características de uma mensagem antes dela ser entregue. O SpamAssassin é um projeto open source, por isso, seu código pode ser modificado de acordo com as necessidades de quem o utiliza.
O SpamAssassin verifica as características das mensagens aplicando a elas uma série de regras. Cada regra é classificada com um número de pontos, de acordo com sua "gravidade". E a cada regra que a mensagem infringir, recebe sua quantidade de pontos correspondente. Quanto mais pontos receber a mensagem, mais características de spam ela tem.
Duas regras muito conhecidas são o uso da expressão "clique aqui", que corresponde a 2.0 pontos, e o uso da expressão "curso", que corresponde a 0.1 pontos. Se uma mensagem utiliza essas duas expressões, ela fica com uma pontuação total de 2.1 pontos. Se ela apresentar outras características que infringem outras regras, ela receberá mais pontos.
Quando você envia uma mensagem de email para alguém (quer seja um email marketing ou uma simples mensagem de texto para um amigo), o servidor de email que essa pessoa usa submete sua mensagem a um teste antispam para checar se ela é legítima ou se é uma mensagem comercial não solicitada pelo proprietário da conta de email.
Geralmente, os servidores de email já têm ferramentas antispam instaladas para realizar os testes nas mensagens, e uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas pelos servidores de email é o SpamAssassin.
No teste antispam do SpamAssassin inúmeros aspectos da mensagem são avaliados, incluindo o nome e o email do remetente. Essa avaliação se dá por meio da verificação de algumas regras que o SpamAssassin já tem configuradas e, conforme as “infrações” a essas regras são identificadas, a mensagem vai ganhando pontos de spam.
Quanto mais pontos, mais características de spam ela tem. Em geral, os limites impostos pelos servidores de email vão de 5 a 10 pontos, mas é importante adequar a mensagem para aqueles que trabalham no limite mínimo de 5 pontos, maximizando as possibilidades de entrega nos demais servidores.
Se a mensagem atingir o limite de pontos imposto pelo servidor de email para ser classificada como spam, a mensagem é entregue na caixa de spam do(s) destinatário(s). Se a mensagem ficar abaixo deste limite, ela é entregue na caixa de entrada do(s) destinatário(s). Se a mensagem ultrapassar demais o limite de pontos, o servidor de email pode rejeitá-la e não entregá-la ao(s) destinatário(s).
Portanto, para que sua mensagem seja entregue aos destinatários na caixa de entrada, é preciso desenvolvê-la dentro de boas práticas que evitarão a pontuação como spam. Como os servidores têm regras rígidas para fazer essa verificação, é normal que uma mensagem de email marketing tenha até 3 ou 4 pontos, mas mais do que isso pode prejudicar a entrega da mensagem.
Os resultados de um teste antispam do Konstati podem retornar 3 resultados diferentes: a) quando a mensagem é aprovada, b) quando a mensagem é aprovada mas ainda pode melhorar a pontuação e c) quando a mensagem é reprovada.
Cada uma destas situações indica a qualidade da sua mensagem de email marketing. Não vamos julgar a arte do template em si, mas as técnicas utilizadas no desenvolvimento do HTML, que é o que será avaliado pelos testes antispam dos servidores de email de destino.
A seguir, veja as classificações que sua mensagem pode receber num teste realizado pelo Konstati:
Parabéns, sua mensagem passou no teste do SpamAssassin!
Tente reduzir a pontuação para aumentar as chances de aprovação!
Ops… sua mensagem corre um sério risco de ser entregue como spam aos destinatários.
Grande parte dos servidores de email considera uma mensagem como spam quando ela atinge 7 pontos na somatória das regras infringidas no teste. Alguns servidores, porém, podem trabalhar com um limite menor, de 5 pontos, e é importante que a mensagem receba a menor pontuação possível para que seja aprovada no teste antispam.
Atenção: estas informações não representam, necessariamente, uma classificação do SpamAssassin, mas uma recomendação que você pode seguir para avaliar a qualidade da sua mensagem de email marketing.
Da mesma forma como os servidores de email podem alterar e customizar as regras e pontos da base padrão do SpamAssassin, eles podem definir suas próprias regras para classificar uma mensagem como spam, que podem não corresponder com os valores que sugerimos aqui.
Ter um código HTML válido em seu template de email marketing é importante pois algumas ferramentas antispam incluem em seus testes a verificação do código HTML, para checar se ele é válido em relação às recomendações do W3C.
Para testar a validade de seu HTML, utilize o validador do próprio W3C. Mas para que seu documento seja válido, você precisa especificar o doctype na primeira linha do código. Em HTML para email marketing, utiliza-se algumas tags que já caíram em desuso no W3C, como é o caso das font
e b
. Se você utilizá-las em seu template, certifique-se de usar o doctype do HTML 4.01, que contempla essas tags obsoletas. Se você não utilizá-las, pode usar o doctype XHTML 1.0 Transitional.
Spam é toda mensagem de email recebida que não foi solicitada. O termo "spam" teve origem em um sketch do programa Monty Python:
Um spam que você receba pode parecer inofensivo, mas imagine que, além da sua conta de email, outros milhões (e possivelmente bilhões) de contas de email também o recebem.
Na recente pesquisa TIC 2009 realizada pelo CETIC.br, os usuários entrevistados apontaram alguns problemas causados pelo spam, como perda de email ou arquivos importantes, conteúdo impróprio ou ofensivo e gastos com software antispam, conexão, tempo etc.
Estatísticas da McAfee também mostraram que, no segundo semestre de 2009, o Brasil foi responsável por 9,8% das mensagens de spam do mundo, ficando em segundo lugar e perdendo apenas para os Estados Unidos, responsável por 25,5%. Durante todo o semestre analisado, 92% de todas as mensagens de email enviadas no mundo eram spam, e apenas 8% legítimas.
Recentemente, a McAfee divulgou os resultados de sua pesquisa "McAfee Threats Report: Third Quarter 2010" referente ao envio de spam nos últimos 4 meses de 2010.
A linha que separa email marketing e spam é muito tênue. Tanto, que muita gente acha que os dois são a mesma coisa. Mas não são. Teoricamente, email marketing é toda mensagem de cunho comercial enviada a um ou vários destinatários que solicitaram seu recebimento. Se você acompanha algum portal de notícias ou de ecommerce e deseja receber emails periódicos deles com novidades, você se cadastra no site e autoriza o recebimento de emails desses portais. Essa autorização é chamada opt-in.
Essa definição faz com que qualquer outra mensagem enviada a você sem sua prévia autorização possa ser considerada spam. Você pode apontar uma mensagem como spam clicando no botão "Reportar Spam" de seu programa de email. Com essa ação, você notifica seu provedor de emails que o remetente daquela mensagem é um spammer.
Na prática, qualquer mensagem pode ser considerada spam, mesmo aquelas que você autorizou receber. Isso porque, além de você, o próprio servidor de email também pode classificar uma mensagem como spam. Os servidores de email não têm como saber se você autorizou um remetente a lhe enviar email, então ele vai submeter o email recebido a uma série de verificações para checar se a mensagem será ou não considerada spam.
Por isso é muito comum você encontrar aquele email marketing que autorizou receber na caixa de spam. Pra você, a mensagem é legítima, mas para o seu provedor de emails, ela tem várias características que a classificaram como spam.
Como voce pode perceber, a linha que separa spam e email marketing é muito tênue, e só quem pode decidir o que é spam e o que é um email legítimo são você e o seu provedor de emails.
Você pode otimizar sua mensagem de email marketing para testes antispam antes mesmo de realizar um. Existem algumas práticas que, se adotadas durante o desenvolvimento do email marketing, podem minimizar as chances dos servidores de email a classificarem como spam no momento da entrega:
Se você parar para analisar, os servidores de email pontuam como spam certas características do email marketing que não são encontradas em mensagens trocadas entre pessoas, então assume-se que aquela é uma mensagem comercial e, talvez, não solicitada. Por isso, alguns especialistas recomendam até evitar o uso da personalização com o nome do destinatário no Assunto, já que essa não é uma prática comum na troca de emails entre amigos e familiares.
Confira estas e outras dicas mais detalhadas no post do Blog da Templateria "16 Técnicas para Otimizar a Entrega do Email Marketing"
Os dados preenchidos no formulário de teste não serão armazenados pelo Konstati. Serão armazenados apenas os resultados dos testes (pontuação e regras aplicadas) para fins estatísticos.
Os resultados do teste antispam não são totalmente precisos, uma vez que nem todos os servidores de email usam o SpamAssassin para testes antispam e, aqueles que o utilizam, podem alterar a pontuação de cada regra para o valor que melhor lhe convierem, bem como podem acrescentar novas regras personalizadas, que não são de conhecimento público.
Algumas regras do SpamAssassin não estão disponíveis no Konstati, pois avaliam itens que fogem do escopo desta ferramenta, como a reputação de servidores de envio, SPF e DKIM. Futuramente, o Konstati disponibilizará testes também para esses itens.